Foto: André Mantelli

Dirigentes e líderes de bancada do PSOL RJ se encontram com PT e ex-presidente Lula e firmam compromisso com mesa de unidade por uma frente de esquerda que atue AGORA pela queda de Bolsonaro e como oposição à política de morte de Claudio Castro no estado.

Neste último domingo, 13 de junho, a direção do PSOL RJ e líderes das bancadas em Brasília, na Alerj e na Câmara do Rio se reuniram com a direção do PT e o ex-presidente Lula. No encontro, reforçamos a necessidade da construção de um mesa de unidade do campo progressista no Estado do Rio, tal qual já iniciamos na capital – LEIA A CARTA ASSINADA PELOS PARTIDOS, para assim, em uma Frente de Esquerda, debater e nos inserirmos de forma conjunta no combate ao Bolsonarismo e aos problemas reais do Rio e do Brasil.

O PSOL reafirma sua disposição em não esperar as urnas de 2022 e sim, se unir com partidos, movimentos e sociedade para derrotar Bolsonaro hoje. Desde janeiro de 2021, cerramos fileiras nas Plenárias de Lutas Sociais do Estado do Rio de Janeiro, organizando e participando de carreatas e atos contra Bolsonaro, a política de morte de Claudio Castro e o espólio da Cedae, além de exigir vacinação e auxílio digno para a população mais carente, também atuando no legislativo pela aprovação de leis emergenciais como a RENDA BÁSICA CARIOCA e de assistência à população de favelas e periferias do estado.

Ampliar o espectro na luta não é suavizar nosso projeto de futuro. Por isso, é preciso reafirmar o combate às desigualdades, à fome, ao desemprego, à violência do Estado. Ao mesmo tempo, retomar o investimento público, fortalecer o SUS e interromper o sucateamento da educação e do funcionalismo público.

Nós do PSOL também entendemos ser fundamental o combate ao extermínio da juventude negra e ao racismo; fortalecer a luta das mulheres contra o feminicídio e o machismo, reafirmando da mesma forma a diversidade como norma, seja ela religiosa ou de orientação sexual. Precisamos de um Rio de Janeiro de direitos e dignidade, sem vírus nem bala.

Apesar da pandemia que já dura inimagináveis 15 meses, permanecemos atentos, em busca de unidade nas lutas e, principalmente, nas ruas. Sabemos que a derrota de Bolsonaro se dará neste terreno e mesmo com os risco, estaremos novamente no centro do Rio, neste sábado, 19 de junho, para mais um ato pela VIDA, com CORAGEM para pedir FORA BOLSONARO.


Clique nas imagens, copie e compartilhe em suas redes sociais

19 DE JUNHO: Todas e todos nas ruas, com muita coragem, lutando pela vida e pelo #FORABOLSONARO no ato marcado pras 10h, com concentração no monumento a Zumbi, Av. Pres. Vargas.

LEIA A CONVOCATÓRIA DO #19J PELO PSOL RJ

Além disso, precisamos desde já, criar um programa popular e que atenda às necessidades do nosso povo e do nosso tempo. Que, ao mesmo tempo, enfrente Bolsonaro, mas também, a agenda liberal no Rio. Não podemos nos iludir nem com as urnas nem com uma unidade que não tenha a dignidade, o resgate dos direitos e o respeito à população sobretudo a mais pobre e negra, como prioridade.

Só a luta muda a vida!