Por Monica Benicio*

Nasci, cresci e conheci o amor da minha vida no enorme conjunto de favelas da Maré. Hoje, não moro mais lá, mas levo comigo o orgulho de ser favelada.

Orgulho que trouxe quando entrei numa faculdade de arquitetura, num bairro elitista, defendendo que favela é parte da cidade. Orgulho que carrego em saber que nasci em um dos lugares mais potentes político e culturalmente no Rio de Janeiro.

Quem não é mareense, talvez não entenda, mas lá até Drummond se espantaria com a quantidade de flores que rompem o asfalto, mesmo sob tamanha violência do Estado.

Desde o maior (e melhor!) forró do Rio de Janeiro até o Museu da Maré. Desde os pré vestibulares comunitários que colocam todos os anos mais favelados na universidade até o Jornal O Cidadão, que nos deu a palavra que nomeia nosso orgulho: “mareense”.

Do bloco Se Benze que Dá, em que eu e Marielle tocamos, aos nossos artistas, escritores, fotógrafos, defensores de direitos humanos, vários reconhecidos até fora do Brasil. Das várias ongs e movimentos que fazem um trabalho de pesquisa que possibilita sermos uma das favelas que produz mais sensos no Rio de Janeiro. Sim, tem muita gente produzindo pesquisa e tecnologia favelada na Maré!

Por isso a vacinação em massa deu tão certo, porque a Fiocruz pode contar com o esforço e a vontade de muitas organizações que estão na linha de frente e levaram informação e insumos nesses meses tão duros de pandemia. A Maré de onde vieram Marielle Franco e Renata Souza.

Eu quis citar tudo isso aqui porque hoje é Dia da Favela e queria falar da favela de onde vim porque é importante que as pessoas saibam que favela não é só precariedade.

Não se engane, as mãos que ergueram os prédios no centro, são as que também bateram lajes. Favela é lugar de gente trabalhadora, batalhadora e que, através da favela, constrói a cidade. Favela é história e memória viva. Merece paz e respeito. Merece educação, saúde e saneamento. Cultura e lazer pros jovens, creches pras mães e pais trabalhadores. É pra isso que o favelado trabalha e reinventa o lugar onde vive, pra ver sua família bem!! Viva a favela, a principal dona da cidade!

* Monica Benicio é arquiteta, vereadora pelo PSOL Carioca e viúva de Marielle Franco