São gravíssimas as denúncias apresentadas contra o vereador Gabriel Monteiro, com fortes indícios de assédio moral e sexual, manipulação de vulnerável e violação da dignidade da criança, agressão a funcionários e desvio de função de servidores. O youtuber e vereador bolsonarista já teve sua conduta questionada na Câmara Municipal pela bancada do PSOL Carioca por supostas atividades com abuso de autoridade, ameaças com arma de fogo a funcionários públicos da saúde e invasão irregular a abrigos de crianças. A atividade parlamentar não admite os diversos abusos e crimes relatados, por isso, o PSOL Carioca cobrará que as denúncias sejam investigadas de maneira célere e efetiva. O voto nas urnas não é um cheque em branco que coloca os eleitos pelo povo acima das leis.

Desde a sua eleição, o youtuber e parlamentar Gabriel Monteiro mantém um comportamento autoritário e sensacionalista, usando a plataforma YouTube para monetizar seus vídeos e lucrar com suposta atividade parlamentar. As recentes denúncias demonstram que o vereador utiliza a estrutura do seu gabinete, pago com verba pública, para produzir os vídeos monetizados. É inadmissível que um parlamentar, assalariado por dinheiro público, utilize a verba pública de seu gabinete para obtenção de lucros.

Diante das graves acusações contra o vereador e de suas condutas incompatíveis com o decoro parlamentar, o PSOL Carioca, através de sua bancada na Câmara, lamenta a decisão do Conselho de Ética em adiar a abertura das investigações contra o vereador Gabriel Monteiro. A bancada do PSOL fará uma representação contra o vereador na Câmara e seguirá pressionando para que as denúncias sejam apuradas e, caso os crimes sejam confirmados, tenha seu mandato cassado. Da mesma forma, apresentaremos um Projeto de Lei proibindo que vereadores ganhem dinheiro com monetização de vídeos, a partir de suas atividades parlamentares. O PSOL está ao lado dos interesses do povo carioca e seguirá lutando para que a política de ódio dos bolsonaristas seja derrotada em todas as suas formas de manifestações.

Rio de Janeiro, 29 de março de 2022.
Executiva Municipal do PSOL Carioca
Tarcisio Motta (líder da bancada)
Chico Alencar
Dr. Marcos Paulo
Monica Benicio
Paulo Pinheiro
Thais Ferreira
William Siri