O PSOL Carioca segue empenhado pela eleição do Lula! Chegamos em 2 de outubro com quase 49% dos votos, 6 milhões e 200 mil votos de diferença com o segundo colocado. Faltou pouco pra gente levar essa eleição logo no primeiro turno! Para construir essa vitória no segundo, vamos precisar de todo mundo nas ruas, nas redes, nos grupos e em todos os lugares, mobilizados e animados pra vencer essa eleição e mandar Bolsonaro pra casa!

Outro motivo de alegria é que ampliamos as bancadas do PSOL pelo Brasil todo. No Rio, tivemos Renata Souza a deputada estadual mais votada da esquerda. Nosso deputado estadual Flávio Serafini foi o mais votado de Niterói. Na Alerj, seremos cinco deputados/a estaduais: Renata Souza, Flavio Serafini, Dani Monteiro, Yuri Moura, de Petrópolis, e professor Josemar, de São Gonçalo. Ampliamos em número, em representatividade de gênero, raça e território.

Talíria Petrone, nossa deputada federal, foi a mulher mais votada do estado do Rio, enquanto Tarcísio Motta, na capital, ficou atrás apenas do general responsável pela pasta da Saúde durante a pandemia. Notou que tivemos duas mulheres negras, que tanto nos inspiram, explodindo de votos? Lindo, né? Nossa bancada federal agora será composta por Talíra Petrone, Tarcísio Motta, Chico Alencar, Henrique Vieira e Glauber Braga, também reeleito. Com a eleição dos atualmente vereadores Chico e Tarcísio para deputados federais, receberemos na bancada da Câmara Municipal duas novas vereadoras: Luciana Boiteux e Monica Cunha. Estamos muito felizes!

Estamos muito gratos pela confiança da população carioca nas nossas candidaturas eleitas, mas também nas que ficaram na suplência e tiveram uma votação muito expressiva. Nosso partido teve 515 mil votos na chapa estadual, 6% dos votos totais. Na chapa federal, nosso desempenho foi ainda mais incrível: foram quase 700 mil votos, mais de 8% do total. Ao todo, tivemos quase 10% a mais de votos em relação a eleição passada (em que tínhamos candidatura própria para o executivo, o que costuma elevar o número de votos na legenda)!

Para além dos números, a bancada do PSOL no Congresso é a mais representativa e diversa: será composta por maioria de mulheres, sendo duas delas indígenas e duas negras (uma delas trans), ou seja, com paridade racial também. Essa é uma vitória enorme não só para o PSOL, mas para a esquerda como um todo e para a democracia brasileira!

Queremos agradecer ao Rio de Janeiro por apostar no PSOL! Agora, nosso compromisso segue sendo eleger Lula no dia 30 de outubro e fazer o Brasil voltar a ter esperança!

PLENÁRIA DO PSOL

É hora de nos organizarmos! Precisamos juntar forças e disputar voto a voto em cada território do Rio de Janeiro. Para construir essa vitória no segundo turno, vamos precisar de todo mundo nas ruas, nas redes, nos grupos e em todos os lugares, mobilizados e animados pra vencer essa eleição e mandar Bolsonaro pra casa! Neste sábado, 8, acontece a PLENÁRIA PSOL COM LULA, a partir das 10h30, no Sinttel – Rua Morais e Silva, 94 – Tijuca, Próximo à estação de metrô e trem de São Cristóvão.

Ah, e queremos te convidar também a se filiar ao PSOL. Vai ser um prazer ter você (ainda mais) junto com a gente! É só preencher o formulário que a gente entra em contato com os próximos passos: psolcarioca.com.br/filiacao