Na segunda, 19 de dezembro, o vereador do PSOL Carioca e deputado federal eleito, Tarcísio Motta participou de Live no canal do DCM no Youtube. Em debate, a relação do PSOL com o governo Lula: responsabilidade na sua defesa, mas à esquerda, em contraposição ao centrão e bolsonarismo.

O PSOL estará ao lado do governo Lula e lutará para que ele dê certo, afinal, precisamos derrotar o bolsonarismo. Sabemos do momento político de transição e que o contexto não é o de 2003. É entendível a necessidade de concessões. Apesar das vaias aos bolsonaristas, estamos longe do fim do processo. Se o governo Lula der errado, esses canalhas voltam e isso é o pior que pode acontecer.


A primeira etapa nós já cumprimos nas eleições. Agora é a hora da gente derrotá-los ideologicamente, nas ruas, de forma didática, nas lutas por direitos. E a derrota do bolsonarismo não se dará pelos acordos com o Centrão. O governo Lula precisará da esquerda. Precisará do nosso encantamento com um projeto de país. E o que nos encanta, o que nos move, o que nos coloca em movimento não é o acordão dos bastidores. É a luta pelos direitos, pela melhoria da vida do povo. E isso não tem a ver com o Centrão. Isso tem a ver com a esquerda, com os partidos de esquerda, com o PSOL.

Nós entendemos a importância da frente ampla para derrotá-los e seguimos acreditando no nosso programa para continuar fazendo os debates que construíram nossa trajetória. Hoje, com uma bancada federal bastante qualificada, o PSOL, em sua federação com a REDE, é a segunda força de esquerda do país. Portanto, não podemos abrir mão dos nossos debates em contraposição à pressão e influência de setores do capital sobre a política do Centrão. Não deixaremos de questionar as invasões policiais nas favelas. E sobre isso falaremos. Nem vamos nos furtar de debater a descriminalização das drogas. Muito menos deixar de defender os direitos dos trabalhadores de aplicativo diante do lobby de i-foods da vida.

Por fim, acreditamos que para o país realmente voltar a um progressismo básico e de melhoria real na vida das pessoas, será o apoio e a defesa das lutas pela esquerda – e não da velha política, que dará condições para que Lula realize suas promessas e o nosso povo, aí sim, possa vislumbrar ser feliz de novo.