Neste último sábado, 11 de dezembro, chegou ao final o 4⁰ Congresso do Psol Carioca. Após de seis meses de processo e, com mais de 3000 filiados e filiadas participando das etapas do Congresso, a chapa “PSOL de todas as lutas para ir além” se sagrou vencedora do certame com 77,3% dos votos, elegendo a nova executiva e diretório do partido para o biênio 2022-23. Em segundo lugar, com 22,7%, figurou a chapa “Oposição de Esquerda por Candidaturas Próprias”. Para a presidência foi indicado o companheiro Juan Leal , da Insurgência, corrente interna do PSOL. Além do cargo, resoluções e moções foram aprovadas no conclave (confira nos links ao final do texto).

Agradecimento

Todo nosso agradecimento à nossa presidenta Isabel Lessa (leia a carta de despedida) e à gestão que finda após longos e inesperados quatro anos. Um mandato que tinha como propósito ficar na direção por dois anos, enfrentou com garra e potência as perdas e a pandemia que obrigou o prolongamento da gestão. Nestes quatro anos, o PSOL Carioca se consolidou como a grande força política de oposição à esquerda na cidade do Rio e iniciou processos que nos darão base para os próximos anos como o Coletivo de Formação, o Financiamento Coletivo, a plataforma OTS, a profissionalização da Comunicação e tantos outros projetos que garantem à nossa militância um futuro de lutas por direitos e dignidade de nosso povo.

Eleição de delegadas(os) e composição das chapas da etapa congressual

Antes da etapa Congressual, foram eleitos 150 delegados e delegadas a partir de votação direta em 10 urnas abertas nas três regiões da capital. CONFIRA O RESULTADO. Das sete teses apresentadas inicialmente, foram formadas duas chapas que concorreram à direção do partido: “PSOL de todas as lutas para ir além”e “Oposição de Esquerda por Candidaturas Próprias”. Clique no link para ler a tese e conhecer quem a assina:

A chapa “PSOL de todas as lutas para ir além” foi composta pelas seguintes teses apresentadas ao 4º Congresso:
FAZER DO PSOL SEMENTE
PARA A LUTA DE AGORA, PARA IR ALÉM!
PSOL POPULAR E CARIOCA 

A chapa “Oposição de Esquerda por Candidaturas Próprias” foi composta pelas seguintes teses apresentadas ao 4º Congresso:
FORTALECER O PSOL PARA DERROTAR PAES, O BOLSONARISMO E O ULTRALIBERALISMO
PELA VIDA, POR DIREITOS, CONSTRUINDO UM PSOL CARIOCA INDEPENDENTE E ECOSSOCIALISTA
POR UM PSOL INDEPENDENTE E ANTICAPITALISTA
PSOL NAS LUTAS CONTRA O BOLSONARO, CLÁUDIO CASTRO E EDUARDO PAES 

Resoluções aprovadas no 4º Congresso do PSOL Carioca
Resolução sobre Conjuntura
Resolução sobre Plano de Lutas
Resolução sobre Construção

Moções aprovadas no 4º Congresso do PSOL Carioca
Moção pela reintegração de Bruno da Rosa e André Balbina e pela abertura de negociações com os garis do RJ
Moção de Repúdio às ameaças sofridas pela Bancada Negra da Câmara de Vereadoras(es), de Porto Alegre
Dignidade para geral e desde o começo da vida

Nada deve ser impossível de mudar!